Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Transtorno de Personalidade Narcísica (Individuo que se julga grandioso, poderoso e especial)


O transtorno de personalidade narcísica é um distúrbio característico de pessoas consideradas no senso comum como muito egoístas, que só pensam nela, que têm uma preocupação muito grande em sua própria beleza e nas suas próprias conquistas, muitas vezes deixando os outros de lado, ou até mesmo prejudicando os outros em prol de sí próprio.

A característica essencial do transtorno de personalidade narcisista é um invasor padrão de grandiosidade quer na fantasia ou no comportamento real.

A pessoa com esse distúrbio psicológico, tem necessidade de admiração e falta de empatia que começa no início de idade adulta e está presente em uma variedade de situações e ambientes.

Para que uma pessoa seja diagnosticada com Transtorno Personalidade Narcisista, devem cumprir cinco ou mais dos seguintes sintomas:

ü       Tem um grandioso senso de auto-importância (por exemplo, exagera em suas realizações e talentos, espera ser reconhecido como superior sem realizações proporcionais).
ü       Está preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza, amor ou ideal.
ü       Acredita que é “especial” e único e só pode ser compreendida por outras pessoas que sejam especiais ou de alto status.
ü       Requer excessiva admiração. Precisa e quer ser elogiado (a)
ü       Tem um sentido de direito, é despropositado, tem expectativas de tratamento especialmente sempre favorável a si mesmo.
ü       É explorador (a), ou seja, se aproveita dos outros para alcançar os seus próprios fins.
ü       Apresenta falta de empatia: não está disposto a reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e necessidades dos outros.
ü       Frequentemente inveja dos outros, ou pensa que os outros são invejosos para com ele (a).
ü       Mostra-se arrogante, altivo em seus comportamentos ou atitudes.
ü       Apresenta grandioso senso de auto-importância. Superestimam suas capacidades e habilidades

Pessoas com desordem de personalidade narcisista podem supor que outros atribuem o mesmo valor aos seus esforços e pode se surpreender quando os elogios que eles esperam e merecem sentir não ocorre. Muitas vezes, mostram implícitos em seus comportamentos e expressões uma subestimação da capacidade dos outros, desvalorização dos outros, achando todos inferiores a si.

Sentem-se perfeitos e superdotados, com qualidades especiais e quem não os entende é porque não tem o mesmo nível, padrão ou status. Geralmente exigem admiração excessiva. Sua auto-estima é quase sempre muito frágil. Eles podem estar preocupados com o quão bem eles estão fazendo e como eles são vistos favoravelmente pelos outros.
Usam charme, esbanjam dinheiro e tomam atitudes para que estes elogios ocorram e para que sejam destacados perante os demais. Esperam sempre serem satisfeitos e ficam confusos ou furiosos quando isto não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não dependa de ninguém na sua vida, só de Deus, pois até mesmo sua sombra o abandonará quando você estiver na escuridão.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...