Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Conscientizar-se da própria sombra

A polaridade entre o sentimento de inferioridade e a vontade de poder...


“Vergonha, culpa, orgulho, medo, ódio, inveja, carência e avidez 
são subprodutos inevitáveis da construção do ego "eu". 
Eles estimulam a polaridade entre o sentimento de inferioridade e a vontade de poder. 
Eles são os aspectos da sombra da primeira emancipação do ego.” (Edward C. Whitmont)


Passamos nossa vida, até os 20 anos, decidindo quais as partes 
de nós mesmos  que poremos na "sacola", e passamos o resto da vida tentando retirá-las de lá.” (Robert Bly)

Medite sobre o que mais o incomoda em relação às pessoas. Não aspectos superficiais, mas algo que realmente você abomine, odeie. Talvez seja ingratidão, traição, injustiça, ciúme, medo ou impaciência. Reflita. Você já pensou por que odeia isso?



Será que aquilo que o incomoda em relação aos outros não é algo que está aí, escondido dentro da sua mente? Talvez tão escondido que agora esteja inconsciente?

Carl Jung dizia: "Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a um conhecimento de nós mesmos".

Toda criança é total ao nascer. É inteira, mas no decorrer da vida começa a se dividir. Ela é influenciada pela sociedade, pela religião e pela família, começando a negar algumas características consideradas más. É a qualidade, o jogo do que é bom ou mau. Com a chegada da maturidade, ela já negou muito de sua personalidade real. Esconde uma parte de si, acha pecado, errado e sujo algo que é dela, e tudo o que é rejeitado fica escondido ou guardado no inconsciente.




Isso se chama sombra, é tudo o que negamos na busca absurda de sermos perfeitos para os outros, com um eu ideal. Um exemplo é a história "O médico e o monstro", do Dr. Jekill e Mr. Hyde. Dentro do bondoso médico ficava escondida a sua sombra, como o monstro, Mr. Hyde. 

Também encontramos exemplo da sombra no livro "O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde. O jovem Dorian faz um pacto com o diabo para
sempre ter uma beleza impecável e assim todos seus traços de envelhecimento físico além de egoísmo, obsessões, crueldade, cinismo seriam transferidos para um retrato de sua imagem jovem e perfeita. Esse retrato é guardado e ninguém o vê, a não ser Dorian, quando curioso, e ele vê o retrato cada vez mais feio, repugnante e cada dia mais velho. 

Assim é a nossa sombra. Como Dorian, desejamos mostrar uma face harmoniosa, amável, inteligente, e escondemos os nossos verdadeiros sentimentos, aqueles dos quais você se envergonha. É claro que devemos procurar preservar de nossa sombra as pessoas com quem nos relacionamos, senão criaremos confusões todo o tempo. O que não podemos é negá-la para nós mesmos, até porque ela possui aspectos muito positivos.


Todos temos uma máscara, que é a imagem que passamos para o mundo. Na astrologia nós a chamamos de ascendente, que é como as pessoas nos veem, é nosso impulso, a personalidade adquirida com a vida e por meio da qual transmitimos aquilo que temos de melhor. Chama-se persona na psicologia analítica e é como gostaríamos que todos nos reconhecessem. Por exemplo: no namoro superficial colocamos nossa persona, enquanto num relacionamento mais profundo acabamos por mostrar nossa sombra.

Fazemos com que nosso eu se divida em três partes:

o "eu perdido" - tudo o que reprimimos para agradar "aos outros";
o "falso eu" - a imagem que criamos para agradar "aos outros";
o "eu negado" - a parte que "os outros" nos ensinaram ser negativa e por isso é negada.

São exemplos: egoísmo, raiva, desejos sexuais (reprimidos), vingança, "erros do passado", culpa (que não cria nada), traição, falsidade, desejo de poder, mentiras, nossas brigas com Deus / Deusa, "pecados", vergonha, etc.
    
É provável que você tenha a maioria dessas características e outras mais. E não é só você. Todos somos assim. Reconheçamos isso!

Jung sabia que a sombra é perigosa quando não reconhecida, pois projetamos nossos aspectos destrutivos no mundo e nos outros e somos inteiramente escravos dela até que domine nossa mente e passemos a pulsar somente ódio, tristeza, julgamentos, dor, reclamações, ressentimentos, magoa, indignação, inconformismo, etc. Começamos a ver defeitos em todas as pessoas, julgamos e enxergamos a sombra de nosso vizinho, da religião que não seja a nossa, de outra cultura, mas não vemos nossa sombra.




Muitas das "guerras espirituais" ou "religiosas" acontecem exatamente por isso. Vemos trevas em tudo e essas trevas são projeções do que temos em nosso interior. Atos impulsivos que depois geram arrependimento. Situações em que se humilham os outros. Raiva exagerada em relação aos erros alheios. Depressão quando se olha para dentro.

São Francisco de Assis era sombra e luz, mas escolheu o caminho de luz; Hitler era sombra e luz, mas escolheu o caminho da sombra. Hitler tinha a semente de Francisco, mas Hitler se tornou Hitler. Francisco tinha a semente de Hitler, mas se tornou Francisco. Francisco trabalhou sua sombra e tornou-se um mestre, que é ícone de compaixão, tolerância e amor à vida. Esse é um trabalho para toda a vida e, como recompensa, nos permite perdoar aos outros e a nós mesmos pelo que achamos mau, pois a compaixão e a tolerância iniciam-se conosco e expandem-se para o próximo.



A sombra é muito primitiva. Vem de um passado remoto, desde, talvez, o surgimento dos hominídeos. Está em nossa mente e corpo e é chamada também de memes. No livro O gene egoísta, Richard Dawkins diz que os memes são "núcleos de informação ou energia que têm vida própria, irradiam comandos, instruções, programas culturais e normas sociais para as pessoas" e se transmitem por meio de cultura, fofoca, religião, livros, filmes e tudo o que contribui para aumentar nossa sombra individual e cultural. A fofoca talvez seja um dos piores memes - a fofoca de dentro, a fofoca de fora.

O meme é algo tão poderoso que irradia sua influência de uma mente para outra de forma quase instantânea. É assim que as ideias se propagam. Da mesma forma como os genes estão para a genética, os memes estão para a memética. E assim como o DNA é o replicados biológico, o meme é o replicados cultural. Ideias sombrias e limitadas podem ser ensinadas pela escola (que também tem um lado sombrio):

Quando pensamos que temos uma ideia, na verdade são as ideias que nos têm. Faço essa colocação para que você entenda que muitas vezes somos hospedeiros de ideias, opiniões ou crenças nem sempre benéficas a nós, mas vantajosas a elas mesmas. E assim elas passam a formar nossa sombra. Quanto mais felicidade e criatividade adquirimos na vida, mais a sombra aumenta (Ex: INVEJA). Quanto mais luz, mais sombra e escuridão. (Ex.: O SUCESSO DE UNS, INCOMODA OUTROS) Todos os gênios da humanidade tiveram sombras muito fortes. Quanto mais luminosa a personalidade consciente, maior a sombra. Portanto, não projete sua sombra em outro. Perceba essas projeções, uma limitação sua.

Muitos pais se projetam nos filhos, exigindo aspectos de perfeição que eles mesmos não tiveram na vida.

Nossa luz e nossa sombra criam contradições em nossa alma. Qual caminho seguir? O que eu quero ou o que os outros querem de mim?

Todas essas dúvidas nos remetem ao nosso lado sombra, já que é ele que detém todas as chaves de nosso autoconhecimento, todos os nossos segredos.


Mas é bom não confundir a sombra com o ego negativo. Enquanto a sombra faz parte do ser real, pois nos faz olhar para nosso íntimo e nos descobrir na totalidade, o ego negativo é o ser idealizado e aquele que diz: "Não seja autêntico, seja aceitável". "Não se exceda, seja medíocre, seja normal." O ego muitas vezes nos ilude, mente, enquanto a sombra nos coloca diante da própria verdade porque ela sempre esteve conosco, desde o nascimento. E como sempre esteve conosco, ela se constitui de tudo aquilo que insistimos em negar e desconsiderar ou daquilo que nos recusamos a aceitar em nós mesmos.

Não agimos assim porque queremos, mas porque desde criança tivemos que nos adaptar para sobreviver. E fomos ensinados a esconder não somente coisas escuras, feias, que a sociedade diz que são pecaminosas, terríveis, imorais, mas também as coisas boas, por causa das mensagens que recebemos: "Não seja curioso"; "não seja tão honesto"; "não viva tão em contato com seus sentimentos"; "não seja tão criativo"; "não seja tão sonhador"... E assim fomos ensinados a construir nossa "autoestima". Por isso o lado sombra é tão rico. E é, somente penetrando na própria escuridão, que você poderá transformar-se, poderá transitar da antiga para a nova forma, livrando-se de seus temores e vergonhas, fracassos e dores. E, somente assim, poderá descobrir sua verdadeira força, seu poder, seus talentos e... sua alma.

Para sua reflexão, observe esta lista de valores paradoxais:

Valores que provavelmente você deseja de coração
Valores que a família, a religião e a sociedade exigem de você.
Sucesso
Humildade
Gula
Jejum / Moderação
Alegria
Dor (crescemos num momento de dor)
Facilidade
Sacrifício e Dificuldades
Sexo
Celibato / Monogamia
Dinheiro
Pobreza (nos leva para o céu)
Felicidade na terra
Felicidade nos céus
Trabalhar é prazer
Trabalhar é obrigação
Não fazer nada
Sempre fazer algo
Dizer não
Dizer sim
Ter privacidade
Deixar-se invadir
Eu sou o mais importante
O outro é o mais importante
Eu me amo
Amo o próximo
Ter liberdade
Obedecer às autoridades e aos mais velhos. mais velhos
O último pedaço de pizza é meu
O último pedaço de pizza é seu
Falo o que quero
Sou bonzinho para agradar
Tenho os meus desejos
Criança não tem querer
Gasto muito agora
Economizo para o futuro
Aventura
Segurança
Eu me trato da melhor maneira
Trato as visitas melhor que a mim
Faço o que quero
Obedeço
Dormir até tarde
Acordar cedo (Deus ajuda quem cedo madruga)
Ir ao parque de diversões
Ir ao culto
Reter matéria
Dar (vender tudo para doar aos pobres)
Possuir para gastar
Dar tudo aos necessitados

E agora? Qual é o seu caminho?
Tudo tão contraditório, não é?
O que é o bem o que é o mal?
Luz? Sombra? Certo? Errado?

Não existem respostas para essas questões, tudo é relativo, graças a Deus! Senão, qual o sentido de viver? O que é bom para você pode não ser para os outros e vice-versa.

Jung escreveu: "A triste verdade é que a vida humana consiste num complexo de opostos inseparáveis. Dia e noite, nascimento e morte, felicidade e miséria, bem e mal. Nem sequer estamos certos de que o bem superará o mal ou a alegria derrotará a dor."


Que tal encontrar um equilíbrio relativo entre aquilo que seu coração anseia e o que os outros desejam?

  • Faça uma lista de manifestações de sua sombra. Isso tudo que nega em si mesmo o inspirará a conhecer-se melhor - você é assim.
  • Enumere três atitudes que odeia que tomem com você.
Será que você também não se trata assim?

  • Um exercício muito interessante para trabalhar com a sombra é socar um travesseiro enquanto gritamos com ele.
  • Existem rituais de transformação nos quais, por exemplo, escrevemos em pequenos pedaços de papel algumas palavras e pensamentos perversos que estão pulsando na sombra e depois os queimamos. Seria algo como o sacrifício da própria sombra.
  • Outra maneira de também lidar com essa sombra é dançar, expressando na dança movimentos de empurrão ou socos, como se estivesse soltando alguma coisa dentro de si. Criatividade em todas as suas manifestações também "desreprimem" a sombra. O importante é não se reprimir. Mas também não tenha a intenção de cortar o mal pela raiz. É impossível cortar o mal, pois ele é uma parte de nós mesmos. Lembre-se de que é preciso olhar para "nosso mal", para nossa sombra e reconhecê-la.

Crianças que presenciam brigas entre os familiares ou situações limitadíssimas na vida, como fome, pobreza, analfabetismo, e a falta dos pais, expressam essas contrariedades em desenhos, o que é extremamente importante.

A sombra reprimida demasiadamente pode voltar-se contra nós, gerando vícios, autoflagelação, nervos à flor da pele, etc. Tenha coragem de se olhar para curar a própria sombra e não se sentir tão marcado pela vida, a ponto de não mais querer a felicidade. Sempre medite nisso, na coragem para olhar sua sombra, olhar seus conteúdos, nem sempre nobres.

"Quando as pessoas chamam uma coisa de bela,
Vêem outra coisa como feia.
Chamando outra coisa de boa,
Seu contrário se torna mau.
Porém, ter e não ter produzem um do outro.
Difícil e fácil se equilibram,
Longo e curto se completam,
Alto e baixo dependem um do outro,
Altura e tom formam juntos a harmonia,
Começo e fim se sucedem."
Tão Te King

No livro “ao encontro com a sombra” Ed. Cultrix - De Connie zweig e J. Abrams.
Temos uma reflexão profunda sobre os benefícios de aceitarmos ou reconhecermos (consciência) nossas sombras.

A aceitação da sombra
O objetivo de encontrar a sombra é desenvolver um relacionamento progressivo com ela e expandir o nosso senso do eu alcançando o equilíbrio entre a unilateralidade das nossas atitudes conscientes e as nossas profundezas inconscientes.


O romancista Tom Robbins diz: "O propósito de encontrar a sombra é estar no lugar certo da maneira certa." Quando mantemos um relacionamento adequado com ele, o inconsciente não é um monstro demoníaco; diz-nos Jung: "Ele só se torna perigoso quando a atenção consciente que lhe dedicamos é desesperadoramente errada."

Um relacionamento correto com a sombra nos oferece um presente valioso: leva-nos ao reencontro de nossas potencialidades enterradas. Através do trabalho com a sombra (expressão que cunhamos para nos referir ao esforço continuado no sentido de desenvolver um relacionamento criativo com a sombra), podemos:

  • chegar a uma auto-aceitação mais genuína, baseada num conhecimento mais completo de quem realmente somos;
  • desativar as emoções negativas que irrompem inesperadamente na nossa vida cotidiana;
  • nos sentir mais livres da culpa e da vergonha associadas aos nossos senti­mentos e atos negativos;
  • reconhecer as projeções que matizam as opiniões que formamos sobre os outros;
  • curar nossos relacionamentos através de um auto-exame mais honesto e de uma comunicação direta;
  • e usar a nossa imaginação criativa (através de sonhos, desenhos, escrita e rituais) para aceitar o nosso eu reprimido.

Talvez... talvez também possamos, desse modo, evitar acrescentar nossa sombra pessoal à densidade da sombra coletiva.

A analista junguiana e astróloga britânica Liz Greene mostra a natureza paradoxal da sombra enquanto receptáculo de escuridão e facho de luz. "O lado sofredor e aleijado da nossa personalidade é aquela sombra escura e imutável, mas também é o redentor que poderá transformar nossa vida e alterar nossos valores. O redentor tem condições de encontrar o tesouro oculto, conquistar a princesa e derrotar o dragão... pois ele está, de algum modo, marcado - ele é anormal. A sombra é, ao mesmo tempo, aquela coisa horrível que precisa de redenção e o sofrido salvador que pode redimi-la."

"Prefiro ser íntegro a ser bom." (C. G. Jung)
“Sombra: chama-me de irmão, para que eu não tema aquilo que busco.” (Anônimo)
“Achar que tudo é positivo pode fazer com que neguemos nossa própria sombra e os aspectos egoístas e perversos.” (Otávio Leal)

Por Otávio Leal

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A camisinha ficou dentro de mim, e agora?

"Dor de cabeça e coito, camisinha dentro da vagina, pílula anticoncepcional!?"
O inesperado, numa transa sexual!!



  • Pílula anticoncepcional pode dar dor de cabeça?
  • Cefaleia pós coito, o que é isso?
  • Metade da camisinha ficou lá dentro, e agora?


Já aconteceu de estar transando e ter uma dor de cabeça horrível?

Não é comum que isso aconteça, mas se for o caso, veja o que o médico e especialista em sexualidade Jairo Bouer tem a dizer. Ele dá dicas do que fazer caso isso aconteça após o orgasmo. (cefaleia pós orgasmo, cefaleia do orgasmo ou cefaleia orgástica)
Cefaleia orgástica: doença que atinge até 1% da população ocidental e pode prejudicar - e muito - a vida sexual. 

Segundo o neurologista especializado em dor de cabeça, Abouch Krymchantowski, membro da American Headache Society e da International Headache Society, a cefaleia do orgasmo representa de 0,2 a 1,3% de todas as dores de cabeça que se manifestam em caráter mais frequente em pacientes. E não são poucas: existem mais de 250 tipos de dor de cabeça, que atingem mais de 90% da população brasileira, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia.

“Para se diagnosticar a cefaleia orgástica é preciso que a dor de cabeça aconteça na vigência do ato sexual”, afirma o neurologista Pedro Moreira, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e professor de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Nessa circunstância, o problema pode se manifestar de duas maneiras:




A cefaleia pré-orgástica, menos comum, ocorre antes do orgasmo, na fase inicial de excitação ou da relação sexual. “Vai aumentando progressivamente na medida em que o indivíduo vai se excitando. A intensidade é tão grande que muitas vezes é preciso interromper o orgasmo”, explica Moreira.
   
A cefaleia orgástica, mais comum, acontece na vigência do orgasmo, ou seja, no clímax sexual. “É uma dor de caráter explosivo, bem mais incapacitante, que afeta toda a cabeça ou só a nuca”, diz Krymchantowski. Segundo ele, os pacientes relatam que, quando atingem o orgasmo, a cefaleia costuma durar até 48 horas, mas, se o interrompem, a dor pode desaparecer em até uma hora.



A doença pode afetar tanto homens como mulheres, mas, segundo um dos poucos estudos sobre o tema, realizado na Universidade de Munster, na  Alemanha, a cefaleia do orgasmo atinge cerca de três vezes mais homens do que mulheres e é mais comum entre os 20 e 25 anos. "Nem sempre acontece em todas as relações sexuais e pode também ocorrer numa masturbação", afirma Moreira.

De acordo com os médicos, o problema costuma atingir mais as pessoas que apresentam outros tipos de dor cabeça, como a enxaqueca, apesar de o quadro não ser obrigatório. "Eu já vi pacientes com cefaleia do orgasmo que não tinham enxaqueca", conta Krymchantowski.

A causa principal da cefaleia orgástica não é conhecida. Há uma corrente de estudiosos que afirma ter relação com o aumento da pressão sanguínea durante do ato sexual, quando a dilatação de vasos na cabeça e a produção de serotonina podem desencadear as crises.

Outra corrente acredita que o cérebro das pessoas acometidas pela enxaqueca - que apresenta um desequilíbrio químico natural - recebe o estímulo do orgasmo como um fator desencadeante da dor. "É uma deficiência do sistema antidor", diz Krymchantowski.
De acordo com Moreira, há também correntes que ligam o problema ao estresse, mas não há comprovação. "É uma teoria ainda muito discutível."

"Por vergonha ou por concluir que o problema não tem cura, muitos sofrem anos em silêncio e passam a evitar as relações sexuais, pois a intensidade da dor é muito grande. Isso acaba com a vida sexual", afirma Krymchantowski. O que se sabe com certeza é que não tem nada a ver com problemas psicológicos ou de outra natureza, como muitos pacientes chegam a pensar num primeiro momento. 

Pílula anticoncepcional pode dar dor de cabeça?

Segundo Jairo, em alguns casos essa ocorrência poderia estar ligada às variações hormonais que poderiam ser causadas pela ingestão da pílula. Saiba o que fazer se isso acontecer com você.

Combinação entre dor de cabeça e anticoncepcional

Tem sido cada vez mais comum ver mulheres reclamando de dor de cabeça em decorrência da utilização da pílula anticoncepcional. Por ser composto de hormônios, o medicamento de fato pode contribuir para agravar um quadro de cefaleia.  No entanto, o mesmo produto também pode ajudar a aliviar a dor, promovendo uma regularização do ciclo menstrual.

De acordo com o médico e professor do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Jaime Kulak Junior, isso acontece devido à oscilação do estrogênio no organismo da mulher durante o ciclo menstrual quando ela usa pílula. “Este hormônio é sintético e, por isso, causa flutuações diárias. Quando o efeito dele está passando, há constrição de vasos, o que pode gerar dor de cabeça”, explica.

A solução para o problema pode ser a prescrição de uma pílula que tenha doses menores de estrogênio (elas variam de 15 a 35 mg). Outras possibilidades são a troca por medicamento que não contenha este hormônio ou substituição do método contraceptivo. Adesivos e anéis vaginais podem ser uma boa opção, pois, apesar de conter estrogênio, mantêm a concentração do hormônio mais estável no sangue, o que evita a flutuação.

Alerta

A pílula pode ser ainda mais perigosa para quem tem enxaqueca com aura, diagnosticada somente com acompanhamento médico. “Mulheres que têm essa doença estão mais propensas a ter uma trombose e a pílula contribui para isso”, explica o ginecologista Rosires Pereira de Andrade. Isso acontece porque a pílula provoca estreitamento de algumas artérias, podendo causar até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O que é Enxaqueca com Aura?
A enxaqueca com aura é uma doença neurológica que se manifesta por crises de enxaqueca precedidas de sintomas visuais ou sensitivos. Cerca de 20% das pessoas com enxaqueca apresentam aura. O nome aura refere-se justamente às sensações que você observa um pouco antes da dor de cabeça começar. Esses sintomas iniciais são também chamados de um pródromo. A aura pode durar poucos minutos ou até uma hora, seguidos da dor de cabeça muito forte.


É preciso, portanto, diferenciar a enxaqueca com aura de uma simples dor de cabeça. “A cefaleia apresenta apenas dor, enquanto a enxaqueca tem outros sintomas, como distúrbios visuais, sendo muitas vezes, incapacitante. Esses sintomas são manifestações neurológicas, podendo haver um comprometimento muito maior se a pílula for utilizada”, comenta Andrade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem critérios de elegibilidade para utilização deste medicamento.  De acordo com a agência, a pílula é classificada no nível 4 (método para NÃO ser usado) em caso de enxaqueca com aura. Os níveis variam de 1 a 4, sendo o primeiro deles o que prevê que o método pode ser usado em qualquer circunstância. Mulheres que possuem enxaqueca com aura não podem utilizar nem mesmo adesivos ou anéis vaginais.

E imagine a seguinte situação:

Após a relação sexual, a mulher percebe que metade da camisinha ficou dentro da vagina. O que fazer?
Há algum risco muito sério?
E se houve vazamento do esperma?

Quais são as implicações e o que fazer para garantir uma vida sexual mais saudável e prazerosa...

A camisinha ficou dentro de mim. Tem problema?

“Que constrangimento: a camisinha ficou dentro da minha vagina e não saía. Tive de ir ao pronto-socorro de madrugada! Corri algum risco? Eu poderia ter esperado até a manhã seguinte ou foi melhor tirá-la o mais rápido possível?”

Se você não tiver alergia ao látex do produto, não há urgência em retirar a camisinha, pois ela não provoca infecção nesse curto período. A maneira mais fácil de puxá-la sozinha é como faz para remover um tampão vaginal quando não acha o fio. De cócoras, faça força para baixo e coloque o dedo médio e o indicador em forma de pinça o mais fundo possível dentro da vagina

Caso não consiga, espere o dia seguinte para buscar ajuda e não se preocupe – é impossível que o preservativo penetre no útero ou rompa algum órgão interno. O fato de o material ter permanecido lá dentro não tem a ver com o tamanho do pênis, e sim com o fato de o seu parceiro ter esperado que o pênis ficasse flácidoo que também pode permitir que o sêmen escorra, eliminando o objetivo da proteção, certo?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...